Foto: Reprodução (redes sociais)
Parte dos passageiros conseguiu saltar do balão que pegou fogo e caiu em Santa Catarina quando o equipamento ainda estava perto do solo. É o que disse o piloto em depoimento à Polícia Civil. Ele relatou que o fogo começou no cesto, onde estavam as pessoas, e a orientação foi que pulassem dali mesmo. As informações foram repassadas pelo policial civil Tiago Luiz Lemos ao portal de notícias NSC Total. Queda aconteceu na manhã deste sábado (21) em Praia Grande, tradicional destino de balonismo no estado catarinense.Oito pessoas morreram e 13 foram resgatadas com vida.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ainda de acordo com o relato do piloto, que foi ouvido pelos policiais, a chama iniciou no cesto, vindo de um maçarico usado no balão de ar quente. Foi quando 13 passageiros conseguiram saltar antes que o fogo consumisse o cesto e caísse em seguida. Os outros oito passageiros que continuaram no balão morreram.
O governador de SC, Jorginho Mello (PL), lamentou o ocorrido em vídeo publicado nas redes sociais:
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), expressou solidariedade ao estado catarinense e colocou as forças de segurança do RS à disposição:
"Lamento profundamente a tragédia ocorrida em Praia Grande (SC) envolvendo um balão com mais de 20 pessoas a bordo. Nossa solidariedade às famílias das vítimas e ao povo catarinense neste momento tão difícil. Falei há pouco com o governador @jorginhomello e coloquei as forças de segurança do RS à disposição para colaborar com as buscas e o atendimento. Nossas equipes do Corpo de Bombeiros e IGP estão prontas para auxiliar."
Também nas redes sociais, o presidente Lula lamentou o ocorrido:
"Quero expressar minha solidariedade às famílias das vítimas do acidente ocorrido com um balão na manhã deste sábado em Santa Catarina. E colocar o Governo Federal à disposição das vítimas e das forças estaduais e municipais que atuam no resgate e no atendimento aos sobreviventes."
Leia também:
- Estradas que ligam Santa Maria à Capital e à Fronteira são liberadas
- Em Santa Maria, governador Eduardo Leite anuncia recurso de R$ 60 milhões para recuperação dos municípios após fortes chuvas
- Preparem os casacos e os guarda-chuvas: inverno de 2025 promete temperaturas mais baixas que nos últimos anos